• Stoff Costa

Vicentinho Júnior garante internet na zona rural para que alunos tenham acesso a aulas remotas



O acesso à internet em alguns municípios tocantinenses deixou de ser um problema com a destinação de emenda de R$200 mil do deputado federal Vicentinho Júnior (PL). A instalação já foi realizada em vários pontos e tem o objetivo de promover a inclusão digital dos estudantes, facilitar a comunicação nas comunidades proporcionando maior qualidade de vida. Vicentinho Júnior explicou que a necessidade de resolver a demanda ficou mais evidente com a pandemia decorrente da Covid-19. “As aulas remotas nos mostraram a deficiência da educação pública e a importância de investir em ferramentas, aparelhos tecnológicos e capacitação dos profissionais, de modo que o ensino tenha melhor qualidade”.


Com cerca de 60 famílias, a comunidade Ponta da Serra, em Arraias, foi uma das beneficiadas com o recurso. O ponto foi instalado na Escola Municipal Lázaro Ferreira. Elziene Araújo da Silva, destacou que o maior benefício para os moradores foi na comunicação. “Antes, para marcar uma agenda, dar um recado, era preciso deslocar até a cidade. Agora fazemos daqui e além do tempo economizamos dinheiro já que não tem o gasto do combustível e da alimentação. Sem contar que os professores elaboravam o planejamento das aulas com base nos livros didáticos, hoje há uma imensidão de conteúdo. O acesso à internet nos leva a ampliar a visão de mundo”, disse a docente.



Os equipamentos já foram instalados em Formoso do Araguaia, na Escola Indígena Tainá; São Miguel do Tocantins, nas Escolas Municipais Sete Barracas e Professor Antonio Farias; Santa Fé do Araguaia, na Escola Municipal Euripia Pereira Lopes e Creche Municipal Menino Jesus; Escola Municipal Boa Sorte, em Itacajá; Escola Municipal Lázaro Ferreira, em Arraias; Centro de Referência de Assistência Social e Estádio, em Pindorama do Tocantins. Em Porto Nacional, seis unidades foram contempladas, sendo: Maria de Melo Sousa, Eulina Braga, Faustino Dias dos Santos, Antônio Poincaré A. Sales, Cabo Wilson Costa Farias e Professora Generosa Pinto de Castro.

27 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2020 por BLK Entertainment Brasil. Todos os direitos reservados a O na íntegra comunicação e mídia.