O na íntegra- jornalismo coragem

MENU
Logo
Segunda, 10 de maio de 2021
Publicidade
Publicidade

Diversidade

Por que não temos jornalistas gordas na televisão brasileira?

A maioria das emissoras propagam a ideia da inclusão e anti-preconceitos, mas esses discursos são somente na teoria ou no papel.

158
Publicidade
Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Assistirmos diariamente os mais diversos estilos e formatos de telejornais na TV brasileira, mas dificilmente ou nunca temos na tela jornalista acima do peso. Graças um padrão de beleza estabelecido como o padrão do corpo perfeito.

Quem trabalha no mundo do jornalismo sabe o tipo de pressão que as mulheres enfrentam para poder ficar em frente às câmeras – ou seja, no caso delas, para poder trabalhar e ter um salário.

A maioria das emissoras propagam a ideia da inclusão e anti-preconceitos, mas esses discursos são somente na teoria ou no papel, a realidade é outra. Quantas jornalistas acima do peso aparecem na sua tela reportando os fatos e acontecimentos diários e de cotidiano? Certamente sua resposta é nenhuma.

É mais do que comum ver jornalistas serem contratadas bem novas, magras e normalmente entre as mais bonitas da turma – e serem demitidas ao ganharem peso e fugirem do padrão de beleza estabelecido pela sociedade.

E esse preconceito silencioso e as vezes não tão silencioso se reflete nas mais diversas empresas de comunicação, seja a nível nacional ou até mesmo nas emissoras de TV locais.

É um prejuízo não somente para as profissionais da área, mas para o proprio jornalismo, que se vê privado de repórteres e apresentadoras talentosas e capacitadas, em nome de um padrão de beleza preconceituoso e que nada tem a ver com a competência profissional.

Essa realidade precisa ser motivo de reflexão e mudanças é inaceitável que um padrão de beleza seja um fator determinante na hora de contratar uma profissional de jornalismo.

Créditos (Imagem de capa): Internet

Comentários:

Inscreva-se

As principais notícias do Brasil e do mundo em seu e-mail!

[CARREGANDO...]
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )