Na última eleição municipal, os araguainenses fizeram uma verdadeira renovação na Câmara Municipal de vereadores de Araguaína e o mesmo precisa repetir-se na Assembléia legislativa do Tocantins.
A renovação política mais do que necessária é fundamental. E os eleitores araguainenses precisam realizar uma verdadeira renovação nos nomes de seus representantes no legislativo estadual.
Araguaína conta hoje com cinco representantes na AL, alguns com mais de um mandatos e pouca representatividade. Os atuais deputados a ocupar uma cadeira no legislativo são; Jorge Frederico, Elenil da Penha, Olyntho Netto, Valderez Castelo Branco e Issam Saado.
Dos cinco parlamentares citados apenas Issam está no primeiro mandato e talvez seja o menos produtivo deles e não merece ser reeleito. Outro parlamentar que sua reeleição seria uma imoralidade por parte dos eleitores é Olyntho Netto, também popularmente conhecido como "deputado do lixão".
Olyntho tem sua trajetória política marcada por escândalos de corrupção e ficou extremamente desgastados após o episódio do lixo hospitalar em Araguaína. Reeleger o deputado seria dar aplaudir e compactuar com desmoralização da política tocantinense que tanto nos envergonha.
A deputada progressista, Valderez Castelo Branco é figura conhecida da política estadual. A parlamentar foi prefeita de Araguaína por dois mandatos e está no seu segundo mandato de deputada e pode enfrentar dificuldades para se reeleger.
Os deputados Jorge Frederico e Elenil da Penha talvez sejam os parlamentares representantes de Araguaína mais atuantes e produtivos, mas ainda assim a renovação faz-se necessário.
Quem ganha com a renovação é os araguainenses e o Tocantins. Novas ideias, novas formas de fazer política desde que seja com honradez, ética e compromisso é sempre bem vinda.
Créditos (Imagem de capa): Internet
Comentários: