O na íntegra - Jornalismo Coragem

Quinta, 07 de julho de 2022
MENU

Política

A maldição dos governadores interinos no Tocantins

Apenas um governador tampão conseguiu se reeleger no Tocantins.

Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Até parece uma maldição, mas apenas Mauro Carlesse dos Governadores interinos que ocuparam a cadeira do executivo estadual, conseguiu se reeleger no Tocantins.

Em 9 de setembro de 2009 após a primeira cassação de Marcelo Miranda, Carlos Gaguim, era presidente da Assembleia Legislativa e assumiu o Governo do Tocantins, mas mesmo com a máquina do Estado, o hoje atual deputado federal não conseguiu sair vitorioso nas urnas.

O mesmo aconteceu com Sandoval Cardoso, que era presidente da Assembleia Legislativa e assumiu em 4 de maio de 2014 após a segunda renúncia de Siqueira Campos, ficou até o fim daquele ano. Mesmo percorrendo o Estado com uma verdadeira caravana de lideranças políticas e anunciando obras, teve o mesmo, triste destino de Gaguin, foi derrotado nas urnas.

Mauro Carlesse, foi uma exceção,  após a segunda cassação de Marcelo Miranda do cargo de Governador do Estado, em 2018, o então presidente da Assembleia Legislativa na ocasião, assumiu o cargo de forma interina em 19 de abril de 2018 e conseguiu a proeza de se reeleger, e renunciou o cargo ao cargo para escapar de impeachment e Wanderlei Barbosa assumiu.

Isso significa que Wanderlei Barbosa terá que suar a camisa para garantir sua reeleição e assim escapar da maldição dos governadores interinos. Porém existe uma diferença entre o atual governador e os outros acima citados, Barbosa não veio da Presidência da Assembleia Legislativa para ocupar o cargo vago de governador do Estado, Wanderlei era o vice e  foi eleito pelo voto juntamente com Carlesse.

Mas isto tem uma explicação, os governadores interinos nunca tiveram a fidelidade do eleitor tocantinense, apenas dos grupos políticos conseguiram fidelizar o eleitor, o grupo liderado por Siqueira Campos e o grupo político liderado por Marcelo Miranda.

Créditos (Imagem de capa): Montagem

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!